Somos especializados na Gestão de Serviços Jurídicos e nosso maior desafio é dotar escritórios de advocacia, departamentos jurídicos (de empresas públicas e privadas) e órgãos do Poder Judiciário de todos os conhecimentos e técnicas necessárias para o permanente desenvolvimento de sua performance, dentro do conceito de sustentabilidade e de excelência (pensar melhor, ser melhor e oferecer o melhor).
Partimos da premissa que se o escritório tem uma estratégia bem definida e se as pessoas trabalham motivadas, conseqüentemente a produção jurídica será mais eficiente, os clientes ficarão satisfeitos e gerarão mais negócios, culminando em crescimento financeiro que se traduz nos resultados.
Assim, acreditamos que a organização jurídica passa a ser sustentável quando, numa visão de longo prazo, desenvolve seu propósito profundo e gera resultados positivos para si mesma sem causar impactos negativos à equipe, clientes internos e externos, concorrentes, parceiros, governo, meio ambiente, comunidade e demais interessados.
O detalhamento dos serviços que estamos aptos a desenvolver em escritórios de advocacia, dentro das áreas de atuação, segue abaixo:
O Conselho de Sócios numa Sociedade de Advogados tem por missão proteger a banca, maximizar os resultados e garantir a sustentabilidade de suas atividades.
Todos os Conselhos de Sócios devem, como instancia máxima e o órgão deliberativo da banca, ter reuniões mensais ordinárias, com uma agenda própria, ata (por e-mail) e seu papel (muito bem) definido.
Dentre as matérias de sua competência, estão: definir as estratégias e seu planejamento, gerenciar a imagem da banca, fixar diretrizes administrativas, aprovar as contas e o orçamento, traçar os planos de investimento, as políticas de remuneração, decidir sobre alterações do Contrato Social e do Regulamento Interno, dirimir dúvidas ou conflitos envolvendo membros da equipe ou assuntos de clientes, definir a política de honorários, decidir sobre associação ou fusão com outros escritórios, avaliar o relacionamento com associados ou correspondentes, admitir ou excluir sócios, estabelecer regras sobre o plano de carreira e promoções internas de advogados, definir as fórmulas de remuneração, a política de distribuição de lucro e reservas, etc.
Em uma época onde as decisões necessitam de inovação, o conselho de sócios cada vez mais deve estar preparado para os novos desafios que um país em franco desenvolvimento impõe.
Mesmo longe obrigatoriedade em seguir as regras de Governança Corporativa adotadas para sociedades anônimas, algumas sociedades de advogados tem se aproveitado das boas práticas de gestão testadas naquelas corporações e se permitido aceitar a presença de profissionais de confiança que os auxiliem a traçar os rumos de suas bancas, a tomar decisões com base em informação, e tirar seus projetos do papel.
O exercício de ouvir terceiros não envolvidos diretamente nas operações da banca gera o efeito colateral de aumentar a segurança e maturidade empresarial dos lideres (sócios), o que irá refletir no clima organizacional e na confiança que os liderados (advogados, estagiários, administrativos) passam a ter na visão de futuro sobre a banca.
O projeto da SB é auxiliar as sociedades de advogados trazendo a visão externa especializada, testada em mais de uma centena de bancas no apoio às tomadas de decisões do conselho de sócios.
SB ESTRATÉGIA- CONSELHO DE SÓCIOS, que não é uma consultoria e sim uma participação ativa no centro decisório do escritório, com o intuito de participar de reuniões estratégicas das bancas em áreas como plano de carreira, relacionamento com cliente, finanças e produção jurídica.
Vantagens:
Consultores:
Lara Selem: Advogada, palestrante e consultora especializada em gestão estratégica e de pessoas em sociedades de advogados. Autora dos livros "Advocacia: Gestão, Marketing e Outras Lendas", "Estratégia na Advocacia", "Gestão de Escritório", "A Reinvenção da Advocacia" e "Gestão Judiciária Estratégica", bem como co-coordenadora do livro "Gestão Estratégica do Departamento Jurídico Moderno". Co-criadora do cartoon "Os Legais". MBA pela Baldwin-Wallace College (EUA), especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela Fundação Getúlio Vargas (SP), e em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvard Business School (EUA). Coach certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI).
Rodrigo Bertozzi: Administrador e consultor especialista em estratégia de mercado, em comunicação e marketing jurídico. MBA em Marketing. Articulista das revistas Consulex, Justilex, Advogados: Mercado & Negócios. Autor dos livros "Advocacia: Gestão, Marketing & Outras Lendas", "Advogados: As Leis do Relacionamento com os Clientes", "A Reinvenção da Advocacia", "Marketing Jurídico Essencial", "Marketing Jurídico", "Revolution Marketing Place", "Depois da Tempestade", "O Senhor do Castelo" e "O Despertar".