Artigo

Nasce a Advocacia Pós-Moderna
Lara Selem e Rodrigo Bertozzi

Lara Selem, em Post Convidado, fala sobre as tendências

para estruturação dos escritórios de advocacia no século XXI

Nunca foi tão verdadeira a lição que ecos do passado não movem moinhos. Mesmo para o advogado bem-sucedido, a história ensina duras lições. Para a chamada “Advocacia do Futuro” – altamente alinhada com a Quarta Revolução Industrial – as fórmulas de atuação precisam ser revistas, antes que os concorrentes o façam.

Entre as palavras de ordem, a reestruturação do escritório para um plano de sucessão que olhe para o crescimento das pessoas. Novas divisões internas para o relacionamento com o cliente (cada dia mais infiel). O fim do preconceito com estudos de gestão, profissionais e consultorias especializadas, tão essenciais para mudanças sem trauma. E a readaptação da operação jurídica à Inteligência Artificial.

O repensar do desenho estratégico da banca passa por questões também conjunturais. Da gradual recuperação econômica do País, até fenômenos regionalizados e segmentados onde a banca está inserida. É nítida a quebra de fronteiras regionais pelas bancas de pequeno porte. Também já assistimos a criação de novos escritórios oriundos das fragmentações de bancas maiores e, também as de médio porte. Isto sem falar do aumento gigantesco de advogados operando em sistema de home office e pressionando os honorários para baixo.

Cenários expostos, é hora das soluções. Investir para criar uma marca jurídica reconhecida pelos clientes-alvo. A ascensão definitiva da Gestão Legal com o ciclo de competências completo: acordos societários, negócios estratégicos, gestão de pessoas, finanças, marketing jurídico avançado e produção jurídica. Este é o único antídoto contra riscos iminentes.

Escritórios de volume com metas para desenvolver novas formas de atuação – até como consequência do rumo radical dos principais departamentos jurídicos do país. Em um olhar mais amplo para as bancas nacionais, voltar a atenção para o mercado externo é também uma tendência irreversível. Sob ameaça de crises financeiras, só existe um lema para os escritórios: a profissionalização.

O país vive uma mudança gradual de hábitos de consumo e o impacto na elasticidade econômica é intenso. Isto molda novas formas de vender e produzir e traz novas profissões bem como a extinção de outras, tudo para gerar modelos econômicos antes impensáveis.

Quem perceber tais movimentos econômicos ajustará áreas como consumidor, cível, imobiliário, ambiental, tributária e assim por diante conquistando o verdadeiro posicionamento na advocacia pós-moderna.

*Lara Selem – Especialista em Sociedades de Advogados e Planejamento Estratégico. Sócia da Selem Bertozzi Consultores, Co-Fundadora do IGL (Instituto Internacional de Gestão Legal). Membro-consultora da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR (2016-2018). Co-Chair de GLA Association of Legal Administrators (ALA) Brazil Section para Sul e Nordeste. Autora de várias obras publicadas, dentre elas: Estratégia na Advocacia, A Nova Reinvenção da Advocacia, Gestão de Escritório, Gestão Judiciária Estratégica e Gestão Estratégica do Departamento Jurídico Moderno. Advogada e MBA pela Baldwin Wallace College (Ohio, EUA).

Rodrigo Bertozzi (co-autor) – Especialista em Estratégias de Sociedade de Advogados com 20 anos de experiência. Sócio da Selem Bertozzi Consultores, Líder da Área de Inteligência Artificial da SBTECH, Pioneiro no Marketing Jurídico desde 1998, Co-Fundador do Instituto Internacional de Gestão Legal (IGL), Co-Fundador da B2L Investimentos S/A. Autor de 20 obras publicadas, entre elas: A Nova Reinvenção da Advocacia, Marketing Jurídico Essencial, Advocacia e as Leis do Relacionamento com os Clientes e A Nova Era das Marcas Jurídicas.

(Artigo publicado com exclusividade para a Focus.jor.br 11/04/2018)

Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 602, Mossunguê
Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200
Fones: +55 (41) 3018-6951 e 9652-0581
adm@estrategianaadvocacia.com.br
Franquia Mato Grosso do Sul
Av. Afonso Pena, 3.504, Sala 52, Centro
Campo Grande - MS - Brasil - Fone: +55 (67) 99677-7979