Notícia

Projeto de inclusão de negros em grandes bancas é premiada pela Latin Lawyer
Conjur

O projeto Incluir Direito, do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, recebeu o prêmio de iniciativa para a diversidade do ano da publicação Latin Lawyer.

O programa busca aumentar as chances de estudantes de Direito negros ingressarem em grandes escritórios. Para isso, os alunos selecionados recebem aulas semanais de inglês e português e participam de discussões sobre diversidade.

Uma pesquisa informal feita entre cerca de mil bancas associadas à entidade mostrou que menos de 1% dos advogados delas são negros. No Brasil, 54% da população é preta ou parda.

Para aumentar esse percentual, o Cesa criou o Incluir Direito. O projeto começou com a escolha de 10 estudantes negros do Mackenzie para serem treinados por um grupo de advogados de grandes firmas. Entre elas, Machado Meyer; Trench, Rossi e Watanabe Advogados; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados; Pinheiro Neto Advogados; TozziniFreire Advogados; Demarest Advogados; Lefosse Advogados e Sergio Bermudes Advogados.

O programa pretende estender para outras universidades e incorporar outras formas de diversidade, como a população LGBT, e promover a igualdade entre os gêneros.

Por Sérgio Rodas
Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 602, Mossunguê
Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200
Fones: +55 (41) 3018-6951 e 9652-0581
adm@estrategianaadvocacia.com.br
Franquia Mato Grosso do Sul
Av. Afonso Pena, 3.504, Sala 52, Centro
Campo Grande - MS - Brasil - Fone: +55 (67) 99677-7979