Notícia

ARTIGO SB: A importância da Escolha dos Sócios
SB na Frente

Artigo SB - SOCIEDADE DE ADVOGADOS

A Importância da Escolha dos Sócios

 

Num belo dia de sol, estava andando pelas ruas por diversas pessoas desconhecidas, mas nada me chamava a atenção. Tinha a cabeça no escritório e no sócio que eu precisava encontrar. Pensava nas petições, audiências e prazos, quando de repente um sujeito esbarrou em mim. Ele era alto, meia idade, usava uns óculos modernos, vestia um terno cinza com corte muito arrojado, barba bem-feita e cabelos penteados para trás. Pensei comigo mesma: esse cara deve ser advogado tributarista, inteligente, currículo impecável e, o melhor de tudo, é o sócio dos meus sonhos!

Você acredita mesmo que isso poderia acontecer na vida real? Para essa história dar certo, ela seria um filme de Hollywood produzido há umas três décadas (até porque os filmes de hoje são realistas até demais).

Contei essa historinha para mostrar que a escolha do sócio é a chave para uma sociedade bem-sucedida e precisa ser muito criteriosa. Primeiro que a escolha feita pela aparência é a pior de todas, seguida da emoção, outra falha grave. O companheirismo, respeito, confiança e sintonia devem prevalecer em relação à amizade e o grau de parentesco.

Já prestei trabalhos de consultoria em muitos escritórios familiares e, muitas vezes, escolher um filho (a) ou até mesmo o esposo (a) nem sempre é a melhor opção para o crescimento da sociedade. Conviver na mesma casa com um familiar é muito diferente de trabalhar junto e compartilhar estratégias de negócio. Muitas vezes, a esposa perde a admiração ao marido (agora sócio!) ou o pai observa que o seu filho não era tão talentoso quanto ele acreditava. Criticar um parente é muito delicado, mistura questões pessoais e pode ser desastroso no âmbito familiar. Isso não significa que todos os escritórios familiares estão fadados ao insucesso, mas as regras para o ingresso desses sócios devem ser muito claras, inclusive para que os demais colaboradores não caiam na tentação de dizer que “a família tem sempre preferência”.

Os sócios precisam ser escolhidos de forma a se complementar, no objetivo que a sociedade procura atingir. Dar ênfase ao currículo nem sempre é o caminho, é preciso saber se os interesses são comuns e se ambos estão engajados para o desenvolvimento da advocacia. Pessoas diferentes de você torna a equipe mais completa e diversificada. Existe um risco elevado de sócios com o mesmo perfil passarem a competir. Já pensou nisso? Pensar diferente é interessante, as discussões podem ser muito ricas e ajudam no amadurecimento da sociedade. Atenção também aos sócios que nunca discutem: em um ambiente de coisas não ditas, os problemas podem chegar ao caos total e absoluto.

Constituir uma sociedade não é uma tarefa fácil, mas muitas vezes se faz necessária para a expansão do escritório e alcance de uma advocacia moderna e promissora. Brigas e desentendimentos entre sócios, com consequente desconstituição, são recorrentes e chegam ao nosso conhecimento a todo tempo. É comum o receio, principalmente pela dificuldade de identificação do sócio ideal.

Um sujeito sozinho jamais conseguirá ofertar um volume de produção com execução de serviço e força de trabalho iguais aos de uma sociedade. Nesta, as forças se unem e conseguem abraçar mais oportunidades oferecidas pelo mercado, além de gerar uma maior rentabilidade para o escritório.

Um sócio deve possuir capacidade de liderança, boa comunicação, visão comercial e financeira do negócio, proatividade, sede de atualização, inteligência emocional e força para assumir riscos.

Assim, não deixe de buscar o seu sócio ideal com ponderação. Vocês podem passar mais tempo juntos que com os próprios companheiros ou companheiras. Fique atento às rodas de amigos, eventos de networking, palestras e cursos. O seu sócio pode não estar ali na esquina, mas em uma quadra ali adiante.

 

Luiza Assis

Consultora plena na área de Societário e Estratégia na Selem, Bertozzi ConsultoriaAdvogada, Pós-Graduanda em Direito Corporativo pela Universidade Positivo.

E-mail: luiza@estrategianaadvocacia.com.br

Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 602, Mossunguê
Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200
Fones: +55 (41) 3018-6951 e 9652-0581
adm@estrategianaadvocacia.com.br
Franquia Mato Grosso do Sul
Av. Afonso Pena, 3.504, Sala 52, Centro
Campo Grande - MS - Brasil - Fone: +55 (67) 99677-7979