Notícia

Selem Bertozzi 20 anos. Início, desafios e futuro da consultoria número 01 em Gestão Legal no Brasil
SB na Frente

Com mais de 500 clientes atendidos em 24 Estados, 29 livros publicados e mais de 35 mil alunos em palestras e cursos presenciais e online, a Selem Bertozzi Consultoria completa hoje, 19 de abril de 2018, vinte anos de existência.

“Éramos 2 (Lara Selem e Rodrigo Bertozzi) trabalhando em home office,  com um sonho pela frente e um grande desafio. A Gestão Legal não era conhecida pela maioria dos advogados e foi colocada como meta uma única questão: em cada livro, palestra, curso ou mesa de reunião de trabalho, iríamos popularizar a Gestão Legal no Brasil”, conta Lara.

Dos pouco mais de 500 mil advogados há vinte anos, grandes transformações marcaram a comunidade jurídica brasileira e está refletida na formação dos escritórios atuais. Pouco familiarizada com a gestão, com exceção das grandes bancas do eixo Rio/SP, de lá pra cá surge uma visão empreendedora nas bancas nacionais. Lara analisa que o escritório não é um negócio comum, tem características peculiares, depende da intelectualidade da sua equipe, do conhecimento técnico e da forma como solucionam problemas.

Hoje o que vemos no mercado, além desse volume expressivo de escritórios e advogados, é uma advocacia mais preparada – fruto de uma competitividade altamente acirrada. “O que mais me gratifica são os depoimentos de escritórios por todo o Brasil que puderam reinventar a sua advocacia. Que mudaram o seu dia a dia de trabalho, o seu know how e a sua eficiência na relação com o cliente. A Gestão Legal é um processo contínuo e, de matéria, criou forma”, destaca Lara.

A chegada do processo eletrônico e dos sistemas de gestão em nuvem também são exemplos da tecnologia sempre inerentes à advocacia nos últimos vinte anos. Vista como parte do DNA da Selem Bertozzi, a inovação implica em novidades constantes ao mercado jurídico, além de antecipar a tomada de decisão dos sócios e escritórios que buscam consultoria em Gestão Legal.

Desafios e Futuro

“A melhor maneira de fazer algo mudar, é justamente analisar as mudanças do seu cliente. Nesses vinte anos, não quis acompanhar a advocacia, mas estar com um olhar à frente dela”. A visão é do co-fundador Rodrigo Bertozzi, ao introduzir o tema da Inteligência Artificial Jurídica. A substituição do advogado por um robô é um conceito que a Selem Bertozzi não aprova. “Viemos para provocar a melhor gestão do advogado, em promover a produtividade do sócio e da equipe. Construir robôs que possam auxiliar na produção da pesquisa jurídica, consolidando principalmente a qualidade de vida ao advogado”.

Dentro da área cível, já ganha espaço o blockchain (“protocolo da confiança” – tecnologia que utiliza a descentralização como medida de segurança). Também está consolidado um novo olhar para as empresas. Novos conceitos de fábrica, redesenho organizacional e a introdução de robôs industriais, antes destinados às plantas industriais do setor automotivo. Rodrigo explica que o valor dos robôs baixou drasticamente ao ponto de estar acessível às pequenas e médias empresas. “A maneira de trabalhar e construir um objeto ou produto mudou de modo inevitável e a advocacia deve estar ao lado disso. Muitos clientes da Selem Bertozzi já estão começando a receber os honorários em bitcoin (moeda digital) e demais criptomoedas. Não diria o futuro: o presente está sendo alterado”.

E o que esperar do futuro de uma banca pessoa física? Com novas profissões, surgem novas e impensáveis áreas na advocacia, como o Direito da Nanotecnologia. Rodrigo conclui que a advocacia precisa acompanhar os movimentos da sociedade. “Essa visão de futuro precisa ser um olhar de execução do agora. Um novo escritório para um novo tempo”.

 

Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 602, Mossunguê
Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200
Fones: +55 (41) 3018-6951 e 9652-0581
adm@estrategianaadvocacia.com.br
Franquia Mato Grosso do Sul
Av. Afonso Pena, 3.504, Sala 52, Centro
Campo Grande - MS - Brasil - Fone: +55 (67) 99677-7979