Notícia

Controladoria Jurídica - Existe "tempo certo" para implantar?
SB na Frente

Em um evento com capacidade esgotada de público e índice de satisfação acima de 90% na avaliação pós-encontro, a Selem Bertozzi Consultoria realizou em maio o seu “1º Workshop da Gestão da Produção jurídica e Inovação”. No comando, as advogadas e consultoras Emannuela Moreira e Tatiana Rodrigues trouxeram tudo sobre implantação de controladoria jurídica, parametrização de software, dashboards, workflows, robotização, inteligência artificial, e o que existe de mais moderno no país na gestão da produção legal. “Foi um curso completo para alcançar maior segurança, produtividade e controle na gestão da produção jurídica, com foco em inovação”, diz Emannuela. 

Na pauta, a apresentação de um modelo de organograma ideal para os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, com a análise dos processos de negócio e ênfase no monitoramento do desempenho, visando agregar maior valor ao negócio, reduzir custos e diminuir o tempo de entrega e falhas.

“A intenção também foi a de fomentar a criação de uma cultura organizacional nos escritórios. Capacitar os profissionais para a escolha e parametrização do software de gestão legal e garantir a padronização das regras de negócio e do acesso aos dados”, exemplifica Tatiana.

Acompanhe a seguir, uma entrevista sobre a Gestão da Produção Jurídica.

 

SB-Quais os principais desafios e gargalos encontrados nos escritórios?

Depende. Muitas vezes um escritório de pequeno porte, localizado em uma cidade do interior, é muito organizado, com regras e procedimentos bem definidos, enquanto um escritório grande, em uma capital, não sabe a quantidade de processos, perde prazos ou não possui funções definidas em sua equipe.

SB-Como padronizar as regras do negócio e o acesso aos dados?

Tanto as regras do negócio quanto o acesso aos dados passam pela customização do software de gestão escolhido.

SB-Como funciona a gestão da Produção Jurídica?

Diríamos que a "gestão da produção jurídica" é o que se faz desde a chegada de uma demanda até o trânsito em julgado de uma Ação ou entrega de um Parecer. Ela funciona, analisando-se a melhor forma de cadastrar e medir tudo o que acontece neste interim, eliminando o retrabalho, com foco nas pessoas e em sua melhor produtividade e desenvolvimento pessoal.

SB-Existe um "tempo certo" para a implantação da Controladoria Jurídica em um escritório?

Não existe. Na verdade, vai depender da banca ou no departamento jurídico e da cultura organizacional presente.  Exemplos: equipe focada na gestão da produção, software, bons scanners, 2 telas, tokens, além de um workflow definido com foco em produtividade. Desta forma fica mais rápido apenas "azeitar a máquina".

SB-Como a adoção de indicadores de gestão e implantação da Controladoria Jurídica podem ser usados também como estratégia de Marketing Jurídico para os clientes?

A própria Controladoria Jurídica pode ser apresentada como um núcleo de inovação, "projeto perda de prazo zero". A partir da implantação de uma controladoria jurídica com os indicadores de efetivos, como o provisionamento correto de uma ação apresentada ao cliente em forma de relatório sempre no mesmo dia do mês, é a maior estratégia de marketing que se pode entregar. Pode parecer muito básico, mas é assustador o número de bancas que não enviam mensalmente relatórios aos clientes empresariais, por exemplo.

SB-Onde entra a Inteligência Artificial nos escritórios e quais as potencialidades e limites de seu uso ao advogado?

As potencialidades são infinitas, vai depender muito da necessidade do escritório e de quanto ele vai querer investir.

A Inteligência artificial entra muitas vezes na pesquisa de demandas repetitivas, na informação processual em escritórios que atendam pessoa física, eliminando linhas telefônicas ocupadas ou até na criação de relatórios estatísticos.

SB-Fale sobre competências e cultura organizacional do escritório. Como garantir aos sócios o papel da estratégia, separado da gerência e do operacional? Como as mudanças na gestão legal podem transformar/impactar nas operações do escritório como um todo?

O projeto acontece quando os sócios entendem que devem manter-se na estratégia do negócio, definindo muito bem as capacidades gerenciais e operacionais, elegendo pessoas responsáveis para a manutenção destas funções. As mudanças ocorrem em todas as esferas, de uma forma macro: diminui ou elimina o turn over, a marca é perpetuada e o dinheiro aparece.

Quando definimos os rumos da banca, quais segmentos irão atuar, alcançamos o organograma da organização. A controladoria jurídica é implantada e a precificação fica mais fácil de ser feita. Os resultados financeiros são inevitáveis.

 

Tatiana Rodrigues – Advogada, pós graduada em Direito Administrativo pelo Instituto Romeo Felipe Bacellar. Especialização em Direito Público - LFG-NIJUP. Sólidos conhecimentos no contencioso e consultivo empresarial e de massa. Larga experiência na prática forense. Palestrante e autora de artigos em Gestão Legal. Professora da disciplina de Controladoria Jurídica na pós-graduação Dalmass/ESA GO. Consultora plena em Gestão da produção legal pela Selem Bertozzi Consultoria.

Emannuela Moreira – Advogada, especialista em Direito e Processo do Trabalho com foco na área empresarial. Experiência em gestão de contencioso de massa, produção e controladoria jurídica em grandes bancas de escritórios de advocacia. Palestrante e autora de artigos em Gestão Legal. Consultora plena em Gestão da produção legal pela Selem Bertozzi Consultoria.

 

SAIBA MAIS

Assista em nossas redes sociais - Facebook e Instagram -, o vídeo sobre o curso e a repercussão entre os participantes, formados por sócios, líderes jurídicos, advogados, diretores jurídicos, assistentes jurídicos, e demais profissionais que atuam na produção jurídica de maneira construtiva.

(Por Selem Bertozzi Consultoria - Alessandro Manfredini)

Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 602, Mossunguê
Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200
Fones: +55 (41) 3018-6951 e 9652-0581
adm@estrategianaadvocacia.com.br
Franquia Mato Grosso do Sul
Av. Afonso Pena, 3.504, Sala 52, Centro
Campo Grande - MS - Brasil - Fone: +55 (67) 99677-7979