Notícia

Desafios para o primeiro escritório - Tecnologia, habilidades gerenciais e engajamento

    

Em um país de 207,8 milhões de pessoas físicas, mais de 5 milhões de pessoas jurídicas e mais de 16 mil sindicatos, qual é a dimensão das oportunidades para o mercado jurídico?

Com o tema “Atuação Feminina no Atual Cenário Jurídico Brasileiro e suas Perspectivas”, a advogada e consultora especialista em Planejamento Estratégico, Lara Selem, trouxe novas visões durante a 1ª Conferência da Mulher Advogada – Painel da Jovem Advocacia, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), nesta sexta-feira, 18 de maio.

A palestra reuniu mais de 200 pessoas na plateia, grande parte formada por acadêmicos, e deu margem aos desafios do primeiro escritório. Do tempo atual ao futuro incerto, Lara pontuou a chamada 4ª Revolução Industrial e o papel das tecnologias para os escritórios brasileiros. Seria o fim dos advogados? Chegaram os clientes remotos e o advogado robô? Seria o overbooking na advocacia? “Apresentei tais questões para o público perceber que já a partir de 2020, 85% das interações cliente x advogado serão por meio das máquinas. E esta será uma das formas de se diferenciar dos concorrentes. O cliente quer interação e mobilidade nas informações”, explica Lara.

Tais movimentos exprimem fundamentalmente na gestão de tempo e também em maior qualidade de vida ao advogado. Para o sócio pensar na estratégia do escritório, separado da gerência e do operacional. Lara reforça pesquisas internacionais que provocam um novo pensar. Não dos empregos perdidos pela tecnologia, mas daqueles que irão surgir a partir dela.

Gestão Legal

Novos escritórios nascem da visão do modelo de negócio – padronizado, customizado, especializado ou até científico. Voltado sempre às necessidades do cliente. Já a formação de equipe jurídica passa pela definição clara das necessidades do escritório, somadas ao perfil ideal do advogado. É a combinação de conhecimento, visão empreendedora, foco em resultados, visão sistêmica e trabalho em equipe. Some a isso tudo os princípios de governança – transparência, equidade, conformidade (compliance) e a responsabilidade corporativa, e teremos um escritório pronto para a Gestão Legal e seus pilares: Pessoas, Produção, Clientes e Finanças. “Este é o poder das habilidades gerenciais. Ser um advogado pronto para o mercado é ainda se permitir estar engajado ao todo”.

 

Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 602, Mossunguê
Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200
Fones: +55 (41) 3018-6951 e 9652-0581
adm@estrategianaadvocacia.com.br
Franquia Mato Grosso do Sul
Av. Afonso Pena, 3.504, Sala 52, Centro
Campo Grande - MS - Brasil - Fone: +55 (67) 99677-7979