Notícia

LEXNET - Negócios jurídicos unem advogados em Rede
SB na Frente

Encontro de Líderes contou com palestra de Lara Selem

 

Com cerca de 300 advogados e 30 escritórios, a rede LEXNET conecta membros voltados principalmente com foco em Direito Empresarial. Ao unir portes de perfis que vão de boutique ao médio full, a rede traz a visão do “ganhar juntos”, ao romper barreiras geográficas e ampliar a atuação dos escritórios nacionais e em cidades estratégicas no mundo.

Convidada para abrir o evento “Encontro de Líderes” promovido pela rede em Curitiba, a sócia-fundadora da Selem Bertozzi Consultoria e especialista em planejamento estratégico, Lara Selem, discutiu as “Relações Societárias e Profissionais nas Sociedades de Advogados”, na última semana.

Novos escritórios nascem da visão do modelo de negócio – padronizado, customizado, especializado ou até científico. Voltado sempre às necessidades do cliente. “Ao ultrapassarmos mais de 500 clientes em 20 anos de atuação, posso afirmar que existe uma confusão na essência de entendimento na hora da contratação do advogado. O maior ativo e patrimônio de um escritório vêm das pessoas, e é preciso estabelecer reais estratégias para essa contratação. A própria questão dos honorários cresce de acordo com complexidades e riscos”.

A formação de equipe jurídica passa pela definição clara das necessidades do escritório, somadas ao perfil ideal do advogado. Lara explica ser a combinação de conhecimento, visão empreendedora, foco em resultados, visão sistêmica e trabalho em equipe. Some a isso tudo os princípios de governança – transparência, equidade, conformidade (compliance) e a responsabilidade corporativa, e teremos um escritório pronto para a Gestão Legal e seus pilares: Pessoas, Produção, Clientes e Finanças.

Sobre o papel da Inteligência Artificial, em especial com um paralelo aos principais escritórios norte-americanos, Lara ressalta a obsessão na tecnologia pela segurança dos dados nos EUA, e o vanguardismo na tecnologia no Brasil sobre Gestão Legal. “Estamos à frente até pelo volume humanamente impossível de processos e demandas em nosso país”.

Comunidade de Advogados

“Num país de dimensões do nosso, escritórios de pequenos e médios portes têm dificuldade em expandir fronteiras. Através da LEXNET, um escritório de São Paulo/SP pode atuar em Belém/PA. Não existem barreiras de impedimentos ou mesmo na estratégia de negócios dos escritórios, mas uma complementariedade entre todos. Este objetivo foi atingido”, conta um dos sócio-fundadores da rede, Plínio Ribeiro.

Antenor Demeterco Neto, sócio-fundador da De Figueiredo Demeterco & Sade – Sociedade de Advogados, e anfitrião do evento “Encontro de Líderes” em Curitiba, reforça o caráter financeiro e intelectual dos membros. “Aqui apresentamos ideias, tentamos prospectar novos mercados, agregamos especialidades e propomos soluções”. Para Lúcia Vidigal Zimmermann, CEO e sócia ADM da rede, os membros também são vistos enquanto cidadãos e profissionais. “Todos evoluímos juntos no conhecimento jurídico e reforçamos essa caminhada e troca. O que visamos é sermos um grupo de grandes negócios jurídicos, mas com muita responsabilidade”.

(Por Alessandro Manfredini)

Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 602, Mossunguê
Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200
Fones: +55 (41) 3018-6951 e 9652-0581
adm@estrategianaadvocacia.com.br
Franquia Mato Grosso do Sul
Av. Afonso Pena, 3.504, Sala 52, Centro
Campo Grande - MS - Brasil - Fone: +55 (67) 99677-7979