Notícia

ARTIGO: 10 PASSOS SOBREVIVÊNCIA FINANCEIRA DA BANCA
SB na frente: Consultor Leonardo Moraes

 

 

Ter uma boa gestão financeira é fundamental para manter a sustentabilidade do escritório. A geração de receitas, redução do custo, despesas e aumento da rentabilidade, ou seja, sem gestão não é possível tomar decisões assertivas e garantir o crescimento e sobrevivência da banca. O financeiro é o coração do escritório e todas as estratégias de investimentos das outras áreas são decididas por cima dos seus resultados. Pensando  em eficiência, seguem dez passos para estruturar o departamento financeiro:

  1. Ferramentas de Gestão

    Escolha um bom software, de preferência integrado com a área jurídica ou planilha para realizar os lançamentos de entrada e saída. Não dá pra ficar anotando as receitas e despesas em Word ou no caderninho, né. Afinal, o seu escritório precisa inovar e se adequar às ferramentas de gestão para obter os melhores resultados.


     
  2. Plano de Contas 

    O Plano de Contas é um instrumento de controle criado para classificar as receitas e despesas do escritório. O objetivo é manter uma estrutura organizada e de fácil entendimento para a equipe e sócios. Sem um bom plano, as receitas e despesas ficam ocultas e dificultam as análises. O software deve possuir um bom plano de contas com estrutura flexível de fácil organização.

     
  3. Parametrização do software ou Planilha

    O software ou planilha precisam ser parametrizados, ou seja, configurados com as rotinas e necessidades do escritório. Isso facilita o lançamento e a equipe ganha em agilidade e tempo. 


     
  4. Treinamento da Equipe

    O que adianta ter um bom software se a equipe não está preparada para operá-lo? A equipe e os gestores necessitam de treinamento para operarem as ferramentas de controle, tanto no operacional, quanto no estratégico. Sem treinamento a equipe perde tempo e gera retrabalho.


     
  5. Alimentação do Software ou Planilha 

    As ferramentas de controle devem ser alimentadas e conciliadas diariamente, mantendo assim todos os saldos atualizados com os bancos. Esse trabalho facilita o controle do fluxo de caixa, se ganha tempo e ajuda na tomada de decisões da equipe e sócios.


     
  6. Política Financeira 

    Crie uma política financeira para determinar as regras dentro do financeiro, como: dias de pagamentos, dias de recebimento, divisão de lucros, reembolso, custas, relatórios, reuniões e rotinas internas, etc. Uma boa política garante organização e controle.


     
  7. Manual Financeiro 

    Desenvolva um manual financeiro com a política e o passo a passo do fluxo de trabalho. O manual garante organização, ganho de eficiência, tempo, evita gargalos e retrabalho. 


     
  8. Tabela de Preços 

    Ter um preço definido é seguir um caminho com segurança. A tabela de preços garante que o escritório ofereça um serviço por um valor pensado e calculado estrategicamente de acordo com o perfil do cliente e áreas oferecidas. 


     
  9. Controles Gerenciais 

    Tomar decisões no financeiro exige informações adequadas e atualizadas. Tenha bons controles gerenciais para tomar decisões estratégicas, como: DRE Demonstrativo de Resultado de Exercício e Fluxo de Caixa. 


     
  10. Planejamento Financeiro 

    Faça um bom planejamento financeiro através do orçamento anual. Nele devem constar todas as previsões de receitas, despesas e investimentos que o escritório queira fazer. Ele deve ser pensado no curto, médio e longo prazo e o controle deve ser realizado mensalmente através do orçado e realizado, via meta de receita e gastos.

     
    Esses passos são fundamentais para que o seu departamento seja estruturado de forma correta, seja o seu pequeno ou grande escritório. Começar certo garante um crescimento sustentável e seguro. Invista em gestão e tenha uma banca de alta performance.

 

Leonardo Moraes
Administrador e Consultor especialista em Marketing Jurídico, Gestão Financeira e Planejamento Estratégico. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas pela Anhanguera UNIDERP. Experiência com mais de 07 anos na gestão de escritórios de Advocacia. Sócio da SB Franquia em Mato Grosso do Sul.

E-mail: leonardo@estrategianaadvocacia.com.br

Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 602, Mossunguê
Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200
Fones: +55 (41) 3018-6951 e 9652-0581
adm@estrategianaadvocacia.com.br
Franquia Mato Grosso do Sul
Av. Afonso Pena, 3.504, Sala 52, Centro
Campo Grande - MS - Brasil - Fone: +55 (67) 99677-7979